19 de dezembro de 2025
DESPEDIDA

Morre Tereza Cury, única prefeita da história de Caraguatatuba

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Tereza Cury Nogueira morreu aos 94 anos

Morreu nesse sábado (19), aos 94 anos, Tereza Cury Nogueira, única prefeita mulher de Caraguatatuba. Ela governou a cidade entre 31 de janeiro de 1973 e 31 de janeiro de 1977, deixando um legado marcante para várias gerações. A causa da morte não foi divulgada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O corpo de Tereza Cury foi velado na Urbam, em São José dos Campos, e sepultado na tarde deste domingo (20), às 15h, no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek, na região central da cidade.

Eleita em um período em que a presença feminina na política local era quase inexistente, Tereza desbravou esse espaço e liderou a implementação da Rádio Oceânica, a primeira emissora de rádio da cidade, que ampliou a comunicação e o sentimento de pertencimento da população.

A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulgou nota oficial lamentando profundamente o falecimento, destacando a coragem, o pioneirismo e a entrega de Tereza ao município. A entidade ainda estendeu solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil.

Do mesmo modo, a Prefeitura de Caraguatatuba também expressou, por meio de comunicado público, sua tristeza com a partida de Tereza Cury Nogueira, ressaltando que seu nome permanecerá como símbolo de liderança feminina e comprometimento com o desenvolvimento da cidade.

“Caraguatatuba perde neste 19 de julho Tereza Cury Nogueira, única prefeita mulher da história do município. Tereza foi uma figura histórica, pioneira na política local e responsável pela implantação da Rádio Oceânica, a primeira da cidade. Deixa um legado de pioneirismo e compromisso com nossa cidade”, diz publicação no perfil oficial da Prefeitura de Caraguatatuba no Instagram.

Tereza Cury deixa um legado de inspiração. Sua trajetória de coragem e responsabilidade despertou e segue despertando o interesse por mais participação feminina na política local e regional.