Sete candidatos disputam a direção do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sediado em São José dos Campos. O órgão federal deve definir, nas próximas semanas, quem será o diretor da entidade pelos próximos anos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Sete candidaturas foram homologadas como candidatos à diretoria, sendo cinco homens e duas mulheres. Os candidatos são Antonio Miguel Vieira Monteiro, Elbert Einstein Nehrer Macau, Jéssica Araújo Sciammarelli, Luís Eduardo Antunes Vieira, Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, Oswaldo Duarte Miranda e Paulo Nobre.
O edital para escolher o novo diretor do Inpe foi aberto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em março deste ano, pouco depois do ex-diretor, Clézio Nardin, pedir exoneração do cargo.
A próxima etapa do processo, entre 5 e 6 de agosto, consiste em apresentações públicas dos projetos de gestão e entrevistas individuais de cada candidato.
Após essa etapa, uma lista tríplice será apresentada pela Comissão de Busca à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que fará a escolha e a nomeação do novo diretor ou diretora.