14 de dezembro de 2025
BRASIL&

URGENTE: STF manda Bolsonaro usar tornozeleira; PF cumpre mandado

Por Da redação | Brasília
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Ex-presidente Jair Bolsonaro será monitorado 24h

A Policia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) mandados na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e no escritório do PL. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A partir de agora, Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro também está proibido de acessar redes sociais. Ele terá que cumprir recolhimento domiciliar das 19h às 7h e também nos fins de semana. Não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros.

O ex-presidente foi levado à PF em Brasília para que a tornozeleira eletrônica fosse instalada em seu tornozelo.

Ministros da Corte já desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil, pedindo asilo político a Donald Trump, nos Estados Unidos. Ele agora passará a ser monitorado 24 horas por dia.

Segundo um magistrado ouvido pela Folha, as falas do presidente norte-americano e o "desespero" demonstrado por Bolsonaro teriam sido determinantes para a medida.

A petição para que ele usasse tornozeleira eletrônica, segundo apurou a jornalista, foi feita no inquérito que apura tentativa de obstrução da Justiça por parte do filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Bolsonaro foi acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de praticar crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. As acusações fazem parte das alegações finais apresentadas na ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional planejada pelo núcleo próximo ao ex-presidente.

* Com informações da Folha de S.Paulo