20 de dezembro de 2025
CAPITAL DA FÉ

Santuário ajuda polícia na investigação sobre homem achado morto

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

O Santuário Nacional de Aparecida, por meio de nota, informou a OVALE que está à disposição da polícia para contribuir com as investigações sobre o homem encontrado morto e enterrado, na última segunda-feira (13), em um terreno que pertence à Basílica. A vítima foi identificada como Vinicius César da Costa, de 37 anos, que tinha antecedentes criminais relacionados principalmente ao crime de furto.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o Santuário, o local onde o corpo foi encontrado está em uma terreno afastado cerca de dois quilômetros da Basílica, sem acesso ao público e sem atividades relacionadas às operações religiosas do Santuário. A área não possui edificações ou qualquer outra intervenção, tem características rurais e tem, em todo seu perímetro, cercas de arame para delimitar a propriedade.

"Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o Santuário Nacional colaborou prontamente com as autoridades policiais, fornecendo todas as informações necessárias e facilitando o acesso à área para a realização das investigações", diz nota da Igreja.

"O Santuário Nacional reitera seu compromisso com a segurança dos fiéis, visitantes e colaboradores, mantendo vigilância constante em suas áreas de circulação pública e reforçando medidas preventivas em parceria com as autoridades competentes. A instituição coloca-se à disposição das autoridades para contribuir com as investigações até o completo esclarecimento dos fatos."

Corpo.

A Polícia Civil identificou o corpo encontrado com sinais de violência e enterrado em uma área do Santuário Nacional de Aparecida. A vítima tinha marcas de facadas pelo corpo, tendo sido atingido nas costas, barriga e pescoço.

O corpo é de Vinicius César da Costa, de 37 anos, que tinha antecedentes criminais relacionados principalmente ao crime de furto. Ele foi identificado por meio de impressões digitais colhidas pelo IML (Instituto Médico Legal) de Guaratinguetá.

Vinicius foi achado nu e com as pernas amarradas com as próprias calças. Ainda desconhecido, o autor do crime é procurado pela Polícia Civil.

A suspeita é que o assassinato tenha ocorrido na madrugada de domingo (13), na região do bairro Perpétuo Socorro. O corpo foi encontrado enterrado em uma área não ocupada do Santuário Nacional, atrás da rua Maria Magdalena Ourives.

Cadáver.

Na última segunda-feira (14), por volta das 11h, policiais civis receberam uma denúncia apontando que um assassinato havia ocorrido no fim de semana e que o corpo da vítima estaria enterrado em um morro, nos fundos do bairro.

Quando foram ao local, os policiais localizaram um pé de cabra com vestígios de sangue, próximo a marcas de sangue no chão. Cerca de 150 metros adiante, pela trilha, os policiais encontraram um monte de terra recentemente remexido, próximo a uma árvore. Ao cavarem, avistaram parte do corpo da vítima. Era um homem pardo e magro, com perfurações nas costas, barriga e pescoço.

Investigação.

Suspeita-se que a vítima tenha sido atacada no início da trilha, sendo depois arrastada até o local onde foi enterrada. Uma faca com manchas de sangue também foi encontrada no caminho, junto a gotejamentos de sangue.

A Polícia Civil investiga a motivação do crime. Uma das hipóteses é a relação com o tráfico de drogas, uma vez que, segundo os investigadores, a região é conhecida por abrigar pontos de venda de entorpecentes e já foi alvo de operações anteriores.

Equipe da Polícia Civil investiga o caso. Quem tiver informações pode acionar a polícia, de forma anônima, pelo telefone (12) 3105-1222.