O primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi oficialmente entregue na semana passada, e a cidade de Taubaté, teve papel central nesse marco da mobilidade urbana. A composição foi fabricada na unidade da Alstom instalada no município, reforçando o protagonismo da cidade na produção de tecnologia ferroviária no Brasil.
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A cerimônia de entrega aconteceu na quinta-feira (10) e contou com a presença de representantes da empresa, autoridades e da concessionária responsável pela operação da linha, a Linha Uni. O trem, com capacidade para até 2.044 passageiros, faz parte de um lote de 22 composições que serão utilizadas no novo ramal do metrô paulistano, atualmente em construção.
Fabricado com estrutura de aço inoxidável, o que garante maior durabilidade e menor custo de manutenção, o novo modelo foi projetado com tecnologia de ponta, incluindo simulações em realidade virtual para testar aspectos como conforto, segurança e eficiência energética.
“Produzir esse primeiro trem em Taubaté é motivo de orgulho para a Alstom e para toda a região. Estamos falando de um projeto de grande impacto para a mobilidade urbana de São Paulo, e o fato de ele nascer aqui, no interior, mostra o potencial da indústria nacional”, destacou a Alstom durante a entrega.
A fábrica de Taubaté é uma das principais plantas da Alstom no Brasil e opera com foco na inovação e produção de composições ferroviárias para projetos nacionais e internacionais.
A Linha 6-Laranja terá 15 estações distribuídas ao longo de 15,3 km, ligando a região da Brasilândia à estação São Joaquim, no centro de São Paulo. Conhecida como “linha das universidades”, a expectativa é que ela transporte cerca de 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo médio de deslocamento de 1h30 para cerca de 23 minutos.
A previsão de entrada em operação da linha é no segundo semestre de 2026. Até lá, a produção dos demais trens continuará sendo feita na planta de Taubaté.