15 de dezembro de 2025
AGRESSOR PRESO

Idoso é agredido a pauladas em São José e está em estado grave

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/Maps
Agressão ocorreu no centro de São José dos Campos

Um idoso foi agredido a pauladas na região central de São José dos Campos e está internado em estado grave, após sofrer golpes na cabeça na rua Vilaça, durante a madrugada desta quarta-feira (9). O agressor, de 35 anos, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o boletim de ocorrência, guardas civis municipais patrulhavam a região quando encontraram a vítima, de 64 anos, caída ao solo, com sangramento pelos ouvidos e nariz, aparentando estar afogado pelo próprio sangue e sem reagir.

Os guardas acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que prestou os primeiros atendimentos e levou a vítima ao pronto-socorro da Vila Industrial. O idoso permanece internado no setor de traumas, com fratura na região do maxilar e em estado de saúde grave.

Agressor.

O agressor se apresentou espontaneamente aos guardas no local e admitiu ter agredido o idoso com um pedaço de madeira, alegando como motivação o fato de o idoso ter urinado perto do hotel em que ele trabalha, e onde sua companheira estaria presente.

“Eu fui falar com ele, ele me ameaçou, entendeu? Aí eu corri, fui pegar a madeira e quando voltei ele ainda estava lá no carro. Ele abriu a porta e eu fui e acabei agredindo ele, porque achei que ele ia fazer alguma coisa comigo, ele estava com a mão na cintura”, disse o agressor.

Ele afirmou que voltou ao hotel para pegar o pedaço de madeira antes de atacar a vítima: “Eu voltei para dentro e fui chamar o Samu para ele, porque eu vi que ele tinha desmaiado”.

Diante da gravidade do crime, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do indiciado, destacando que o agressor premeditou o ataque ao retornar ao local armado com o pedaço de madeira e desferiu múltiplos golpes na cabeça da vítima, demonstrando intenção de matar.

“A conduta do representado é dotada de elevada gravidade concreta, pois premeditou o retorno ao local munido de instrumento contundente e desferiu múltiplos golpes contra a cabeça da vítima, zona vital, com evidente intenção de causar-lhe a morte”, destacou a autoridade policial no boletim de ocorrência.

O delegado também destacou que o agressor representa risco de reiteração criminosa e que a prisão é necessária para garantia da ordem pública.

Segundo o hospital, o idoso, que é pedreiro, segue internado sob observação e passa por exames complementares para avaliação do quadro clínico. As imagens captadas pela polícia mostram ferimentos significativos no rosto e na cabeça da vítima. O caso está sendo investigado como tentativa de homicídio.

Discussão.

A companheira do agressor, que estava no local, prestou depoimento na delegacia e relatou que o suspeito sentiu ciúmes após ver a vítima no local, mas que não presenciou a agressão.

“Ele tem ciúmes. Eu não sei, ele saiu, aconteceu tudo isso, eu não sei como foi. Eu não vi o que aconteceu, só vi depois que ele estava caído.”

O local possui câmeras de segurança, mas, segundo a polícia, o momento exato da agressão não foi registrado pelas imagens.