14 de dezembro de 2025
BRASIL&

Diretora de presídio se envolve com detento e facilita fugas

Por Da Redação | Eunápolis (BA)
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Joneuma Silva Neres, de 33 anos

A ex-diretora do Complexo Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, está sendo investigada por envolvimento na fuga de 16 presos e por suposto esquema de compra de votos em troca de R$ 100 para favorecer candidatos políticos. As informações constam em apuração conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Joneuma Silva Neres, de 33 anos, foi presa por suspeita de facilitar a fuga em massa, ocorrida no dia 12 de dezembro de 2024. Segundo as investigações, ela também atuava em articulações políticas ligadas a uma facção criminosa que atua no estado. Um dos envolvidos seria Ednaldo Pereira de Souza, um dos foragidos da unidade e apontado como parceiro amoroso da ex-diretora.

Ainda de acordo com o processo obtido pela TV Bahia, Joneuma organizava encontros entre Ednaldo e políticos locais, como o ex-deputado federal e candidato a prefeito Uldurico Jr. (MDB) e o vereador Alberto Cley Santos Lima, o "Cley da Autoescola" (PSD). Os encontros, segundo testemunhas, eram realizados dentro do presídio, com as imagens das câmeras de segurança sendo posteriormente apagadas.

Relatos de envolvidos indicam que Joneuma teria recebido até R$ 1,2 milhão para intermediar as reuniões. A defesa da ex-diretora, no entanto, nega as acusações. O advogado Artur Nunes afirma que não houve recebimento de dinheiro e que já foi solicitada a quebra do sigilo bancário da investigada para comprovar a inocência. O caso segue sob apuração do MP e da Polícia Civil.