21 de dezembro de 2025
SOLIDARIEDADE

Família de Lukinhas autoriza doação de órgãos do jovem em Jacareí

Por Leandro Vaz | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Lucas Barros Lima, de 18 anos

A família de Lucas Barros Lima, de 18 anos, vítima de um grave acidente de trânsito em Jacareí, tomou uma decisão marcada pela solidariedade: autorizou a doação de todos os seus órgãos. O gesto, realizado em meio à dor da perda, representa um ato de amor e empatia que pode transformar a vida de diversas pessoas que aguardam por um transplante.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Lucas não resistiu aos ferimentos causados por uma colisão entre motocicletas ocorrida no cruzamento entre as avenidas Siqueira Campos e General Carneiro, nas primeiras horas do última sábado (28). Ele chegou a ser socorrido em estado grave, mas teve a morte confirmada no fina da tarde de segunda-feira (30).

Com a autorização da família, os órgãos de Lucas serão destinados a pacientes em situação crítica, oferecendo esperança e uma nova oportunidade de vida. A retirada dos órgãos aconteceu nas últimas horas, mas não foi revelado quais foram.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o GCM Matias Silveira, 36 anos, pilotava uma Yamaha/Fazer YS250, enquanto Lucas estava em uma Honda/CG 160 Titan. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas, mas inicialmente foi informado que os semáforos do cruzamento estavam em modo intermitente no momento da colisão — informação posteriormente retificada pela Guarda Municipal, que confirmou que os sinais estavam funcionando normalmente.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para o socorro. Lucas foi atendido primeiro e levado à Santa Casa de Jacareí. Matias foi socorrido por outra unidade do Samu, sob atendimento do médico Dr. Henrico, e também encaminhado ao hospital. Ambos permaneceram internados em estado grave.

As motocicletas foram removidas do local. A Yamaha/Fazer está sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal de Jacareí e será submetida à perícia. Já a Honda CG foi retirada por um familiar de Lucas e também passará por análise técnica.