18 de dezembro de 2025
BRASIL&

Paciente surta e morde profissional da saúde em UPA

Por Da Redação | Dourados (MS)
| Tempo de leitura: 1 min
Pixabay
Paciente surta e morde profissional da saúde em UPA

Um profissional da saúde foi atacado por um paciente em surto psicótico enquanto aplicava uma medicação, na tarde desta quarta-feira (25). O servidor sofreu uma mordida no braço, com ferimento considerado profundo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O caso ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Prefeitura Municipal, o agressor é diagnosticado com esquizofrenia e aguardava transferência para a ala psiquiátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD), conforme informou o site local Dourados Agora.

Este não é um episódio isolado. Em fevereiro deste ano, um médico de 27 anos foi agredido com tapas e chutes por um paciente de 32 anos, também em surto. O agressor fugiu em um carro de aplicativo, mas acabou localizado pela polícia.

No mesmo mês, uma técnica de enfermagem foi empurrada e teve os cabelos puxados dentro da unidade. Já em janeiro, outra profissional da área teve as costelas fraturadas após ser violentamente agredida por um paciente.

Os casos reacendem o alerta sobre a vulnerabilidade dos profissionais da saúde em ambientes de pronto atendimento, especialmente durante o manejo de pacientes com transtornos psiquiátricos.