Mais de 400 escorpiões foram encontrados escondidos no cemitério municipal de Mococa, no interior de São Paulo. De acordo com a prefeitura da cidade, os animais foram encontrados durante uma ação de prevenção de uma equipe do Controle de Endemias.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Imagens registradas pela equipe mostram centenas de escorpiões abrigados em túmulos e locais protegidos do cemitério.
Pela alta presença de baratas (principal fonte de alimento dos escorpiões), a existência de abrigos escuros e a disponibilidade de água, o sepulcro é considerado um local propício para a proliferação dos animais.
Ainda conforme a administração municipal, a ação da equipe de controle é estratégica para evitar acidentes e proteger a população, especialmente em locais de maior risco.
Após a captura, os animais serão enviados ao Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, onde vão poder contribuir para a produção de soros antiescorpiônicos. O laboratório é referência nacional na elaboração de medicamentos essenciais no tratamento de acidentes com picadas.