24 de dezembro de 2025
DESPEDIDA

Adeus, Costelinha! Diretor sindical morre aos 44 anos no Vale

Por Leandro Vaz | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Costelinha morreu aos 44 anos

Morreu nesta segunda-feira (19), aos 44 anos, o diretor sindical Anderson Elias Xavier, conhecido como Costelinha. Ele estava internado desde a última quinta-feira (15) e não resistiu a complicações respiratórias causadas por um quadro de pneumonia. Anderson deixa a esposa, Simone, e dois filhos: Guilherme, de 22 anos, e Gabriele, de 17.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A morte de Costelinha gerou grande comoção entre trabalhadores e membros do movimento sindical. Em sinal de luto, a diretoria do Sindicato decretou dois dias de paralisação das atividades. A sede e as subsedes da entidade fecharam às 13h desta segunda e permanecerão sem expediente durante toda a terça-feira (20), com reabertura programada para quarta-feira (21).

Operário da Caoa Chery desde 2014, ano da inauguração da planta em Jacareí, Costelinha sempre esteve à frente das mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores. Antes de integrar a diretoria sindical, atuou como membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ganhou destaque na histórica greve de 2017, que paralisou a fábrica por 30 dias em protesto contra a terceirização e em defesa da estabilidade de trabalhadores lesionados.

Filiado ao PSTU, Anderson também teve participação ativa em lutas políticas e sindicais na região do Vale do Paraíba, especialmente em Jacareí, onde morava.

“É uma perda irreparável para todos nós. Costelinha sempre foi uma voz firme na defesa dos trabalhadores. Deixamos nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor”, afirmou o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

As últimas homenagens serão realizadas nesta terça-feira (20), a partir das 11h, no Velório Campo das Oliveiras, na avenida Siqueira Campos, 263, Centro, Jacareí. O sepultamento ocorrerá no mesmo dia, às 15h, no Cemitério Municipal Jardim da Paz, na avenida Professora Olinda de Almeida Mercadante, s/n, Parque Santo Antônio, em Jacareí.