Há meses, os moradores do bairro Jardim República, em São José dos Campos, enfrentam noites de sono perdidas e dias de trabalho prejudicados devido a festas barulhentas promovidas por um vizinho. O caso mais recente ocorreu na última sexta-feira (16), quando, mesmo com a festa anunciada antecipadamente, as autoridades demoraram mais de cinco horas para atender aos chamados.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
"Desde as 23h estávamos ligando para a Polícia Militar, mas só apareceram às 4h30 da manhã, quando metade do bairro já estava sem conseguir dormir", relatou um morador.
A demora na resposta tem sido constante, segundo os residentes, que se veem em um ciclo de reclamações sem solução. "É um descaso. Fazemos boletim de ocorrência, mas no mês seguinte a festa volta ainda pior", desabafou outra moradora.
A legislação municipal proíbe barulho excessivo após as 22h, com possibilidade de multas e apreensão de equipamentos, mas a aplicação da lei esbarra na lentidão do atendimento. "Eles dizem que o problema é do outro. Enquanto isso, somos nós que sofremos", criticou um residente.
OVALE procurou a Prefeitura, que informou por meio de nota que “os protocolos foram abertos na última quinta-feira (15) e sexta-feira (16). Não há registros anteriores de reclamações para o endereço Rua Toshiyassu Watanabe no Jardim Imperial. As equipes de Fiscalização de Postura realizarão uma vistoria no local para averiguação e adoção das medidas legais nesta terça-feira (20).”
A Polícia Militar também foi procurada e ainda não se manifestou.