Dois ladrões foram presos após furtar cabos de cobre de trens no Vale do Paraíba, dando prejuízo estimado em R$ 1 milhão para a operadora dos trens. O caso aconteceu no último sábado (17), em Jacareí.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com o boletim de ocorrência, vigilantes patrimoniais que prestam serviço para a administradora da linha férrea detiveram os criminosos de 31 e 27 anos subtraindo cabeamento de cobre usado nos trens.
Quando foram detidos, segundo o registro policial, os ladrões já teriam cortado vários cabos, sendo que parte deles estava no local e parte já teria sido levada.
Os vigilantes acionaram a GCM (Guarda Civil Municipal) para apoio na condução dos detidos à CPJ (Central de Polícia Judiciária). Segundo eles, havia uma moto no local, o que indica que outras pessoas estavam envolvidas no furto dos cabos. Eles também encontraram várias ferramentas.
Segundo os vigilantes, alguns vagões são presos à locomotiva por cabos de cobre, fios grossos que não aceitam remenda. Portanto, uma vez rompidos, é necessário trocar todo o cabeamento do trem. Por isso, o prejuízo deixado pelos criminosos foi avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão.
Há informações de que furtos semelhantes estão ocorrendo na sede da companhia em Jundiaí, com o mesmo modus operandi. O caso segue em investigação.
Os dois criminosos foram presos e suas ferramentas e celulares foram apreendidos. A autoridade policial representou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva, pelo crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas, além de perigo de desastre ferroviário na modalidade doo eventual e ainda associação criminosa.