24 de dezembro de 2025
SEGURANÇA PÚBLICA

Pesquisa OVALE: Insegurança afeta mais mulheres em SJC e Taubaté

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

A insegurança atinge mais as mulheres do que os homens em São José dos Campos e Taubaté, de acordo com levantamento OVALE/Ágili Pesquisas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A pesquisa mostra que 54,10% dos eleitores de São José dos Campos têm medo de ser assaltado nas ruas da cidade. Dos entrevistados, 45,1% disseram que não têm medo. E 0,8% não souberam ou não quiseram responder.

No entanto, as mulheres se mostraram mais preocupadas com a insegurança: 67,8% delas têm medo de serem assaltadas andando pelas ruas de São José. Entre os homens, o índice é de 40,2% -- mais de 27 pontos percentuais de diferença na comparação com as mulheres.

O resultado também é percentualmente menor para as mulheres na questão sobre não se sentir insegura: 32,2% delas respondeu que não se sente insegura em São José contra 58,1% dos homens. Eles confiam mais na segurança do que elas.

O instituto ouviu 600 pessoas em São José, entre os dias 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Taubaté.

Em Taubaté, o levantamento OVALE/Ágili Pesquisas mostrou que 70,5% dos eleitores têm medo de ser assaltado andando pelas ruas da cidade. Dos entrevistados, 29,2% disseram que não têm medo. E 0,3% não souberam ou não quiseram responder.

Também na segunda maior cidade do Vale do Paraíba a insegurança é maior entre as mulheres: 77,4% delas têm medo de sair nas ruas de Taubaté contra 60,7% dos homens – 16,7 pontos percentuais de diferença para o público feminino.

Na questão sobre não se sentir inseguro, as mulheres foram 22,1% e os homens, 39,3%, com maior confiança deles na segurança do que delas.

O instituto ouviu 400 pessoas em Taubaté, entre os dias 9 e 12 de abril. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Vox Populi.

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas é um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN'. Em 2024, durante as eleições, os levantamentos OVALE/Ágili Pesquisas se destacaram por seus acertos milimétricos.

A pesquisa integra o projeto Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que no dia 24 de fevereiro de 2024 converteu-se em um veículo 100% digital, democratizando o acesso à informação de qualidade, duplicando o volume de produção jornalística e quadruplicar a audiência.

Além dos levantamentos eleitorais, com índices de acerto milimétricos, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.

Novos dados do levantamento sobre a opinião do eleitorado de São José serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo líder de alcance e engajamento, com até um milhão de usuários únicos e aproximadamente 3 milhões de visualizações por mês em seu site, de acordo com o Google Analytics.