Uma operação do Detran-SP em parceria com a Polícia Militar autuou seis veículos de autoescolas durante fiscalização realizada nesta quinta-feira (15) em Pindamonhangaba. A ação ocorreu na Avenida dos Lírios, no Residencial Vale das Acácias, local onde estavam sendo aplicados exames práticos de direção para a categoria B. Durante a vistoria, os agentes verificaram 22 veículos pertencentes a oito centros de formação de condutores, encontrando irregularidades em seis deles. Três carros foram autuados por apresentarem pneus em condições inadequadas de segurança, dois por falta de iluminação na placa e um por não portar o triângulo de sinalização, equipamento obrigatório por lei.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A fiscalização faz parte do reforço nas ações de controle que o Detran-SP vem realizando neste ano. Segundo dados do órgão, entre janeiro e abril de 2025 foram realizadas 1.221 operações em Centros de Formação de Condutores em todo o estado, número significativamente superior aos 320 registrados no mesmo período do ano anterior e aos 369 do primeiro quadrimestre de 2023. Esse aumento representa um crescimento de 282% em relação a 2024 e de 231% comparado a 2023.
O intenso cronograma de fiscalizações é resultado da atuação da Diretoria de Gestão Regulatória, criada em janeiro deste ano como parte da reforma administrativa do Detran-SP. A nova diretoria tem como objetivo ampliar o controle sobre os quase 70 mil credenciados ao órgão, que incluem autoescolas, desmanches, empresas de vistoria veicular, estampadoras de placas, além de médicos e psicólogos especializados. As operações visam garantir melhores condições para o processo de formação de novos condutores em todo o estado de São Paulo.