23 de dezembro de 2025
DENÚNCIA

Novo papa já foi acusado de encobrir abusos sexuais no Peru

Por Da redação | Roma
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Vatican News
De acordo com a imprensa especializada em Vaticano, um dos casos teria ocorrido em abril de 2022

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, eleito papa nesta quinta-feira (8),  já foi acusado por suposto encobrimento de abusos sexuais no Peru.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com a imprensa especializada em Vaticano, um dos casos teria ocorrido em abril de 2022. Prevost atuava na época como bisco da Diocese de Chiclayo, no Peru, onde ficou até 2023.

O caso teria envolvido dois padres que foram acusados de abusar três meninas. O cardeal, por sua vez, foi acusado de não investigar adequadamente o caso e acobertar os acusados.

No entanto, a Diocese de Chiclayo negou que Robert tenha acobertado o caso, afirmando que ele seguiu os procedimentos adequados recebendo as vítimas e abrindo uma investigação. Ele também teria encorajado as vítimas a levarem o caso às autoridades civis e enviou os resultados da investigação para seus superiores.

Um outro caso também foi alvo de criticas. Em 2000, na cidade de Chicago (EUA), Provost teria permitido um padre agostiniano, acusado de abuso sexual de crianças, a morar em uma comunidade religiosa próximo a uma escola.

*Com informações do Metrópoles