24 de dezembro de 2025
MORADORES DE RUA

Irmãs vão construir 'Refeitório do Papa Francisco' em Aparecida

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes Sociais
Padre Julio Lancellotti e lideranças da Igreja Católica no lançamento da obra

A Congregação das Mensageiras do Amor Divino vai construir, em Aparecida, um espaço para atender pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, que será batizado de ‘Refeitório do Papa Francisco’. O local homenageará o papa argentino que morreu no último dia 21 de abril no Vaticano, aos 88 anos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O refeitório será construído na Casa Mãe das religiosas, em Aparecida, nas proximidades do Seminário Bom Jesus, da Arquidiocese de Aparecida, que hospedou o papa Francisco durante sua visita à cidade em 2013.

Nesta semana, a solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra contou com pessoas atendidas pela congregação e religiosas de Aparecida, além de lideranças da Igreja Católica, como o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, o padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, o reitor do Santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá, frei Diego Melo, e o diretor da Santa Casa de Aparecida, frei Bartolomeu Schultz.

“Momento histórico na comunidade das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, lugar que acolhe todos os dias a população em situação de rua e que agora iniciará à construção do Refeitório Papa Francisco. Lugar de convívio e partilha, mas, sobretudo, de dignidade. Que Deus abençoe essa linda obra”, diz postagem nas redes sociais.

Apoiador do projeto, padre Julio Lancellotti publicou em suas redes sociais um vídeo (veja abaixo), ao lado da superiora geral das religiosas de Aparecida, madre Kátia Regina Segateli, divulgando o projeto. O vídeo foi postado em 12 de fevereiro deste ano, antes da morte do papa Francisco. Na ocasião, o refeitório já seria batizado com o nome do pontífice.

Segundo a madre superiora, além do refeitório, o espaço terá sala para oficinas profissionalizantes para mulheres de baixa renda.