23 de dezembro de 2025
CRIME BÁRBARO

Peão confundiu atirador com fã antes de ser morto no Vale

Por Leandro Vaz | Lagoinha
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Mateus Expedito de Campos, de 24 anos

A cidade de Lagoinha, no Vale do Paraíba, está de luto após o assassinato do jovem peão de rodeio Mateus Expedito de Campos, de 24 anos, ocorrido nesta semana.

Conhecido e querido na cidade, Mateus foi baleado em via pública por uma dupla que estava em uma motocicleta. A execução foi registrada por câmeras de segurança e está sendo investigada pela Polícia Civil.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com as imagens, Mateus caminhava ao lado de um amigo quando os suspeitos se aproximaram em uma moto verde, sem placa. O garupa desceu do veículo e, após confirmar a identidade do peão, abriu fogo. Foram disparados seis tiros. Mateus ainda tentou correr e entrou em uma loja de ração, mas foi atingido. O amigo escapou sem ferimentos. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Mateus era uma das promessas do rodeio nacional. Apesar da pouca idade, já havia participado de competições internacionais, incluindo eventos nos Estados Unidos. Estava classificado entre os dez melhores peões de 2024 e participaria de uma final em Cajamar, onde disputaria um carro 0 km.

"É uma tristeza, é uma partida que não dá para explicar. O quanto ele vai fazer falta para a cidade, para o mundo dos rodeios. Porque Lagoinha é o berço dos peões e ele estava na lista dos campeões", disse uma amiga.

Segundo testemunhas, momentos antes do crime, ele e o amigo haviam deixado uma pastelaria. O criminoso teria perguntado se ele era Mateus — o que levou a vítima a pensar que se tratava de um fã. A polícia trabalha com a hipótese de execução e já tem um suspeito: Mateus teria se envolvido, dias antes, em uma briga de bar, onde teria ferido um homem com uma faca. Desde então, vinha recebendo ameaças de morte. O suspeito já possui antecedentes criminais.

A morte causou comoção entre moradores e no meio do rodeio. Professores, amigos e fãs prestaram homenagens ao jovem, lembrado como um rapaz determinado, humilde e sonhador. A Prefeitura de Lagoinha decretou luto oficial.

A polícia segue as investigações para identificar e prender os autores do homicídio. Informações que possam ajudar no caso podem ser repassadas de forma anônima à Polícia Civil.

"Um cara sonhador determinado que buscava ser um grande campeão de rodeios pelo mundo. E infelizmente aconteceu essa fatalidade com ele. Eu conheço o Mateus desde pequeno, fui professora dele no ensino fundamental inteiro. Mateus era aquela criança erteira, mas de coração muito grande. Tenho muitas lembranças dele, por isso que acho que ele é um cara muito bom. Eu gosto de chamar ele do nosso Mateusinho", disse amiga.