27 de dezembro de 2025
AVIAÇÃO

Voos entre Franca e Campinas levam 3 passageiros, em média

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Avião Cessna Caravan, com capacidade para 9 passageiros, opera os voos Franca-Campinas

O Aeroporto Estadual “Tenente Lund Presotto”, em Franca, registrou um total de 47 passageiros em março, somando embarques e desembarques na única rota comercial. Os voos comerciais foram retomados no município em dezembro de 2024, após quase cinco anos de interrupção causada pela pandemia de covid-19, que suspendeu as operações em março de 2020.

Foram realizadas 18 operações no trecho entre Franca e Campinas (ida e volta), com 23 embarques e 24 desembarques, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo - uma média de três passageiros por voo.

Ainda de acordo com o Estado, o terminal de Franca apresenta o menor movimento entre os aeroportos administrados pela VOA SE, que opera 11 aeroportos no estado. Em março, foram contabilizados 52,3 mil passageiros em cinco terminais regionais: Ribeirão Preto (45,3 mil), Bauru/Arealva (4,5 mil), Marília (2,1 mil), Araraquara (222) e Franca (47).

A rota entre as duas cidades é realizada duas vezes por semana: às segundas e sextas-feiras. A decolagem de Campinas ocorre às 9h45, com chegada a Franca às 11h10. O voo de retorno parte de Franca às 12h20, com pouso previsto em Campinas às 13h45.

A Azul utiliza uma aeronave Cessna Caravan, com capacidade para até nove passageiros, para operar essa rota. A passagem no site da Azul custa de cerca de R$ 700, para a próxima segunda-feira, 5, até a aproximadamente R$ 380, a partir da última semana de maio.