O Banco de Sangue de São José dos Campos está enfrentando uma queda expressiva nos estoques e realiza uma campanha emergencial para aumentar o número de doações. De acordo com o coordenador de captação, Paulo Pontes, o feriado prolongado provocou uma baixa significativa na coleta, especialmente nos dias 18 e 21 de abril, o que compromete o abastecimento dos hospitais da região.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
“Os hemocentros não funcionam durante os feriados, mas as transfusões continuam – e, em muitos casos, até aumentam, devido ao maior número de acidentes nas estradas”, explicou Paulo. O serviço atende os principais hospitais do Vale do Paraíba e realiza, em média, 3,5 mil transfusões por mês.
Entre os tipos sanguíneos mais críticos, o O negativo está com apenas 37 bolsas, quando o ideal seria 80. Já o A negativo tem 13 unidades, menos da metade do necessário. O banco tem usado redes sociais, WhatsApp e contato direto com famílias de pacientes para sensibilizar e mobilizar novos doadores.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados por um responsável e a primeira doação deve ser feita até os 60 anos). O processo leva cerca de uma hora, incluindo triagem, entrevista, doação e lanche pós-coleta.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua Antônio Saes, 405, no centro de São José dos Campos, ao lado da Santa Casa.