A cruz original utilizada na celebração de 26 de abril de 1500, a primeira missa realizada no Brasil pelos portugueses, vai vir em peregrinação para o Vale do Paraíba neste mês de abril. A região é a capital da fé popular no país.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Em comemoração aos 525 anos da primeira missa no Brasil, o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, receberá a cruz original. A previsão é que a cruz chegue à cidade do Vale no dia 16 de abril, durante a Semana Santa (veja a programação abaixo).
A peregrinação do artefato histórico visitará 15 cidades brasileiras entre 12 e 28 de abril, começando por São Paulo e terminando em Porto Seguro (BA).
O evento é organizado pelo Movimento Brasil com Fé, junto com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
A peregrinação marca os 525 anos do evento histórico, que aconteceu no município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no dia 26 de abril de 1500.
A cruz original é preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal. Intitulado “Brasil com fé - Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, o evento também marca o início das comemorações dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, firmadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança no ano de 1825.
Presidida por Frei Henrique de Coimbra, a primeira missa no Brasil ocorreu em 1500 na Praia de Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A celebração representou a introdução do cristianismo em terras brasileiras, exercendo um papel crucial na formação cultural do país.
“O Santuário Frei Galvão celebra com alegria este momento histórico e convida a todos a vivenciar momentos de espiritualidade na presença da Cruz original”, informou a direção do santuário.
Confira a programação completa do evento no Vale:
Chegada da cruz: 16 de abril
11h: Carreata de acolhida da Cruz (ponto de encontro: divisa entre Aparecida e Guaratinguetá, perto da escola Usefaz)
11h30: Chegada da cruz e da carreata no Santuário Frei Galvão
15h: Missa com a presença da cruz
16h30: Celebração de envio da cruz