09 de maio de 2025
Logo Header
SAÚDE

PAC: Taubaté não pediu policlínica regional; Prefeitura justifica

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Capa da Notícia
Prazo para inscrições terminou dia 31 de março

Novo PAC
Embora estivesse na lista de municípios qualificados para receber verba do Novo PAC Seleções para a construção de uma policlínica regional, a Prefeitura de Taubaté decidiu não pleitear o recurso do governo federal - o prazo acabou no dia 31 de março.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Prefeitura
À coluna, a Prefeitura alegou que não pleiteou o recurso por entender que "não atende ao requisito 'vazio assistencial'", pois "possui essa estrutura para atendimentos em âmbito municipal, com a Policlínica de Especialidades", e também regional, com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), do governo estadual.

Policlínica
Nessa etapa do PAC, o governo federal prevê investir R$ 1,35 bilhão para construir 45 Policlínicas Regionais, que são "unidades especializadas de apoio diagnóstico, com serviços de consultas clínicas, realizadas por equipes médicas e não médicas de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos".

Critérios
Entre os critérios adotados pelo governo federal para seleção das propostas estão: alcance regional ou macrorregional; maior vulnerabilidade socioeconômica; vazios assistenciais de policlínicas; e adesão ao projeto arquitetônico padrão.