06 de maio de 2025
Logo Header
JOAQUINZÃO

Taubaté tenta recolocar o Vale na elite após 13 anos

Por Marcos Eduardo Carvalho | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC
Capa da Notícia
Nenê, do Guaratinguetá, em disputa de bola com atleta do Santos em 2012

No dia 15 de abril de 2012, o Guaratinguetá empatou em casa por 2 a 2 contra o São Caetano, e se despediu do Campeonato Paulista. Rebaixado, o Tricolor do Vale, hoje desativado, nunca mais conseguiu voltar à elite estadual.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Mas, além disso, nenhum outro time do Vale do Paraíba conseguiu chegar à Série A-1 do Campeonato Paulista. Neste sábado (29), após 13 anos, o Taubaté tem a chance de recolocar a região novamente na elite estadual.

Para isso, tem que vencer o Primavera por três gols de diferença, em Indaiatuba, para subir. E, se vencer por dois gols, a decisão da vaga será nos pênaltis. Não será fácil.

Inclusive, o Taubaté está fora da elite desde 1984, quando foi rebaixado e nunca mais voltou. Em 2004, bateu na trave, ao ficar com o vice-campeonato da Série A-2, ano em que apenas o campeão subiria. Desde então, nunca mais esteve tão perto de voltar quanto agora.

E o São José, outro time da região que já esteve na elite, foi rebaixado em 1999. E, também, nunca mais conquistou o acesso. Em 2025, foi eliminado pelo Burro da Central nas quartas de final da Série A-2.