26 de dezembro de 2025
DENÚNCIA

Morador denuncia más condições e uso irregular do CEJU em Jacareí

Por Da redação | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Morador denuncia más condições e uso irregular do CEJU em Jacareí

Um morador do Jardim Florida, em Jacareí, que pediu para não ser identificado, denunciou à reportagem más condições e uso irregular do CEJU (Centro da Juventude), unidade municipal localizada no bairro. Segundo o relato, o local apresenta mato alto, lixo acumulado e água parada, o que pode contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O denunciante afirma que o espaço, que deveria funcionar até as 17h conforme placas informativas, é utilizado como estacionamento irregular em horários alternativos, incluindo fins de semana até tarde da noite. "Tem gente pegando carro ali às 22h, 23h, sendo que o local deveria estar fechado", relatou.

Além dos problemas estruturais, o morador mencionou casos de perturbação do sossego no local. Ele informou ter tentado contato pelo WhatsApp oficial disponibilizado pela prefeitura para denúncias de focos de dengue, mas não obteve resposta. "É absurdo que a própria prefeitura mantenha um espaço público nessas condições", declarou.

Procurada, a Prefeitura de Jacareí disse que a responsabilidade é do CEJU, que respondeu por meio de nota:

A Fundação Cultural de Jacarehy informa que o setor responsável pela zeladoria do município já programou a capina da área que compreende o Centro da Juventude (CEJU) até a próxima sexta-feira (28). Além disso, a Vigilância em Saúde visitou o local recentemente, não constatando nenhum possível foco de proliferação do mosquito.

Sobre a movimentação de veículos após às 17h, reforçamos que a Fundação Cultural de Jacarehy possui uma programação ativa de eventos, oficinas, palestras e outras atividades que ocorrem após esse horário, em diversos dias da semana. Assim, é comum que haja circulação de pessoas e veículos no período noturno, sempre dentro das normas e diretrizes institucionais.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos e reiteramos nosso compromisso com a cultura e com a comunidade de Jacareí.