A avaliação inicial da Polícia Civil sobre a morte do menino Samuel Gusmão Ristori, 10 anos, encontrado morto na zona sul de São José dos Campos nesta segunda-feira (24), é de que o corpo da criança não tinha lesões aparentes.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Isso reforça a hipótese de que Samuel tenha tido uma morte acidental, e não vítima de crime. No entanto, a causa da morte só será confirmada após laudo do IML (Instituto Médico Legal), cujo resultado pode redirecionar a investigação.
A falta de marcas de violência aparentes no corpo de Samuel foi relatada no boletim de ocorrência e confirmada pelo delegado Neimar Camargo Mendes, responsável pelo setor de homicídios da Deic (Delegacia de Investigações Criminais).
“Quanto ao corpo da vítima, o mesmo foi encontrado em área de mata e sem sinais aparentes de lesão externa, apenas de cueca. Estamos aguardando o laudo do IML e, conforme for a conclusão do médico legista, [o caso] pode vir para a homicídios, mas por enquanto não dá para falar nada”, disse Neimar.
Diagnosticado com autismo severo e não verbal, Samuel desapareceu da casa da família no bairro Dom Pedro 1º, na região sul de São José, por volta das 15h de domingo (23). O corpo dele foi encontrado dentro do Córrego Senhorinha, também na zona sul de São José, na madrugada desta segunda (24).
Quando fugiu, Samuel usava camisa vermelha e cueca. Ele foi encontrado apenas de cueca sobre o córrego. O caso foi registrado como morte suspeita e a polícia investiga a causa da morte.
O corpo do menino Samuel será velado e sepultado na tarde desta segunda-feira (24). O velório começou às 12h no Cemitério Colônia Paraíso (Morumbi), no Residencial Gazzo, na zona sul de São José. O sepultamento está marcado para 16h30, no mesmo local.
Nas redes sociais, uma imagem de Samuel com asas de anjo e auréola na cabeça veio acompanhada de centenas de mensagens de lamentação e pesar pela morte do garoto. Van Oliveira escreveu: “Oh Jesus tenha misericórdia dos familiares desse anjo”.
Neusa Pereira comentou: “O céu brilhou de alegria de receber esse anjo lindo. Pra mãe cheia de dor os meus sentimentos. A gente fica de coração partido com esse terrível acontecimento. Samuel tão cedo se esmoreceu”.
“Meus sentimentos pra essa mãezinha, que Deus a conforte nesse momento tão difícil. E pra toda a família e amigos”, disse Ana Lúcia.
Maciel completou: “Estava com tanta esperança desse anjinho aparecer. Estou muito triste de saber da notícia. Que Deus conforte o coração dessa mãe e da família. Muito importante ressaltar que a mãe não tem culpa! Quando uma mãe perde um filho, todas nós sentimos. Mais um anjinho que Deus recebeu de braços abertos”.