Ser pago para ficar deitado? A Agência Espacial Europeia (ESA) está oferecendo R$ 31,2 mil para pessoas que estiverem dispostas a participar de um estudo inusitado: passar dez dias deitados em uma cama d'água.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O objetivo do experimento é simular as condições de microgravidade do espaço e estudar os efeitos dessa ausência de peso no corpo humano.
Durante os 10 dias de experimento, os participantes ficam em uma posição reclinada o tempo todo, com o auxílio de uma técnica chamada "imersão seca", que permite aos voluntários flutuar sem se molharem. Eles também são submetidos a exames médicos constantes.
Realizado na França, podem participar do experimento voluntários homens, com idade entre 20 e 40 anos, ter altura entre 1,65 m e 1,80 m, boa saúde e um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 20 e 26.
A pesquisa, além de contribuir para a exploração espacial, tem um grande potencial na medicina, com resultados que podem beneficiar pessoas idosas ou acamadas, por exemplo, ao entender melhor os impactos de longos períodos de repouso.