21 de dezembro de 2025
EMPREENDIMENTO

Novo bairro no Terreno das Vaquinhas de SJC tem obras iniciadas

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Terreno das Vaquinhas, onde será construído o novo bairro

Começaram as obras do novo bairro no ‘Terreno das Vaquinhas’, área nobre no Jardim Aquarius, na região oeste de São José dos Campos. O início dá-se pelos serviços de infraestrutura da fase 1 do empreendimento. A obra completa terá que ser feita em até oito anos, em três fases de construção.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Batizado de ‘Parque Una São José dos Campos’, o local abrigará um bairro planejado desenvolvido pela Idealiza Cidades a partir de conceitos de desenvolvimento urbano com uso misto, residencial, comercial e de lazer.

Segundo o escritório responsável pelo projeto, a fase 1 tem a frente voltada para a avenida Cassiano Ricardo e também a parte dos lotes unifamiliares.

Dentro de um prazo de três anos, serão feitas a abertura de ruas, pavimentação, saneamento, instalação de galerias de águas pluviais e iluminação, entre outros equipamentos. O investimento na infraestrutura do novo bairro é de cerca de R$ 120 milhões.

Fabiano de Marco, cofundador e sócio da Idealiza Cidades, explicou que o bairro terá 131 lotes unifamiliares (casas), prédios residenciais e comerciais e um grande parque e áreas verdes.

O prazo para a construção do novo bairro é de oito anos, com entregas em 36 meses, 60 meses e no oitavo ano de obras. Ao todo, o Terreno das Vaquinhas tem área de 560 mil m² e era um dos terrenos mais cobiçados da cidade.

“Em minha experiência de 14 anos analisando centenas de áreas por ano, o Terreno das Vaquinhas é, sem dúvida, o melhor que já encontrei”, disse Fabiano.

Construção.

O projeto começa pela frente da avenida Cassiano Ricardo, no Aquarius, via que ganhará pistas extras em contrapartida ao projeto, além de mais uma rua paralela à avenida.

A construção dos 131 lotes unifamiliares será feita atrás do condomínio Sunset Park e mais 12 lotes comerciais. Essas serão as primeiras entregas, no prazo de 36 meses.

“Nos lotes unifamiliares o cliente construirá como pretender, respeitando as normas. Os lotes de frente para a avenida são permitidos a partir do registro, e começaremos construindo edifícios de frente para a avenida Cassiano Ricardo. Na lateral do Sunset, temos um cone de aproximação que afasta as construções das casas”, afirmou Fabiano.

O parque estará na segunda entrega e, por fim, duas ruas laterais, uma paralela ao Jardim Alvorada e outra na lateral do Sunset, com 25 e 29 metros de largura, que se conectarão à Via Oeste.

O bairro terá um mirante com vista para a Serra da Mantiqueira, em meio a um parque público com 43 mil m². Fabiano adiantou que o projeto prevê outras áreas verdes, como um parque linear conectando o bairro à Farma Conde Arena, uma praça em frente ao Condomínio Sunset (integrada à Praça do Torii) e um espaço verde para uso dos moradores junto a uma área de preservação permanente. Está prevista a revitalização de uma nascente difusa, com aproximadamente 35 mil m², e o plantio de 10 mil árvores nativas.

Segundo Fabiano, esse é o projeto mais importante da Idealiza Cidades, que já fez dois projetos de bairros planejados, em Pelotas (RS) e Uberlândia (MG).