23 de dezembro de 2025
NOVO TRANSPORTE

Prefeitura diz que São José terá mais linhas, horários e ônibus

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Xandu Alves / OVALE
Anderson Farias (à esq.) durante apresentação do novo sistema de transporte

A Prefeitura de São José dos Campos prometeu aumentar a quantidade de linhas, horários e ônibus em circulação com o novo sistema de transporte público, que foi apresentado nesta terça-feira (18), no Paço Municipal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O sistema começará a operar em setembro deste ano com os primeiros 20 ônibus elétricos fornecidos pela Green Energy S.A., empresa que venceu a licitação. Ela terá até setembro de 2026 para fornecer os 400 ônibus elétricos previstos no contrato.

A nova frota será alugada pela Urbam (Urbanizadora Municipal), empresa ligada à Prefeitura de São José dos Campos. Assinado no dia 7 de março, o contrato prevê que a Green Energy receberá R$ 2,718 bilhões ao longo de 15 anos.

De acordo com a prefeitura, o atual modelo de transporte conta com 384 veículos em circulação, número que passará de 424 no novo sistema, incluindo 24 VLP (Veículo Leve sobre Pneus) que são operados na Linha Verde.

O número de linhas à disposição dos usuários saltará de 101 para 134, com rotas mais “inteligente, eficientes e integradas”, segundo o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD).

“Vamos trazer novos pontos de ônibus e novos terminais para começar a partir de setembro. Teremos a nova rede de transporte, porque teremos novas linhas interbairros, diametrais e mais horários. Em setembro de 2025 começamos a implantação de novos pontos e linhas. Em setembro de 2026 terminamos a transição para o sistema novo”, afirmou o prefeito.

Pátio de carregamento.

O novo sistema de transporte público contará com oito pátios de carregamento para os veículos elétricos, distribuídos por todas as regiões da cidade. Segundo a prefeitura, elas serão implantadas conforme o sistema for recebendo novos ônibus.

Os locais definidos para os pátios são: Estação Sul, Paraíso do Sol, Urbanova, George Williams, Mantiqueira, Cidade Tecnológica, SetVille e Vila Iracema.

A cidade também terá novos terminais: Alto da Ponte, Praça Padre João, Praça 1º de Maio, Praça Kennedy, Praça da Sabesp, Praça Afonso Pena, Urbanova, Colinas, Putim, Galo Branco e Aquarius.

Em apresentação do sistema na tarde desta terça-feira (18), no Paço Municipal, Anderson disse que a distribuição dos pátios de carregamento foi definida em parceria com a EDP, principal distribuidora de energia elétrica da região.

Os pátios terão energia elétrica para os veículos, que serão abastecidos principalmente durante a madrugada, quando a demanda por energia cai e o preço fica mais barato, o que pode diminuir os custos do sistema de transporte. Em pleno funcionamento, o novo sistema de transporte demandará 3,2 MW/h de energia elétrica.

Anderson explicou que serão quatro as fontes de energia elétrica que abastecerão o sistema de transporte: fazenda fotovoltaica em Cachoeira Paulista, da qual a prefeitura contratou 3,5 MW/h com 25% de desconto e por 25 anos; usina geradora de biogás no aterro de São José (1,7 MW/h); compra de energia no mercado livre e o fornecimento da EDP, caso seja necessário.