Quem tem mais vitórias no Clássico do Vale? Nas contas dos joseense, é a Águia do Vale. Mas, na conta dos taubateanos, é o Burro da Central. Aliás, na semana em que ambos vão se enfrentar duas vezes pelas quartas de final da Série A-2 do Campeonato Paulista (o primeiro é sábado, dia 15, às 17h, no Martins Pereira), essa polêmica sempre aumenta.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Para o São José, o que vale são os jogos desde o início da era profissional. O clube disputou pela primeira vez um campeonato oficial em 1957, mas sem enfrentar o Taubaté, e parou no final do ano, voltando em 1964. De lá para cá, são 70 jogos, 23 vitórias do São José, 26 empates e 21 vitórias do Burro da Central. E são 65 gols para cada lado.
Inclusive, esses dados incluem tanto o antigo Esporte Clube São José, que acabou em 1976, quando o atual São José Esporte Clube surgiu. Juridicamente, são dois clubes diferentes, embora na prática um seja a continuidade do outro.
Por sua vez, o Taubaté também considera confrontos amistosos que aconteceram antes da era profissional, com registros desde 1939, quando houve um empate por 5 a 5 na véspera de Natal.
Com esses números, são 84 partidas, com 31 vitórias do Taubaté e 25 vitórias do São José, além de 28 empates. E o Burrão tem 127 gols marcados, contra 83 dos joseenses.
Por fim, se considerar apenas os tempos de profissionalismo e o período do Formigão do Vale, o Burro da Central leva vantagem. Entre 1964 e 1976, foram 18 jogos, com sete vitórias do Taubaté, cinco do São José e seis empates. Além disso, foram 25 gols do Burrão contra 20 do Formigão.
E, se for considerar apenas os confrontos entre o atual São José Esporte Clube e o Taubaté, a vantagem é joseense. Desde 1977, foram 44 jogos, com 18 vitórias do São José, 19 empates e 14 vitórias do Taubaté. O São José marcou 45 gols e sofreu 40. Enfim, a polêmica está lançada.