24 de dezembro de 2025
RISCO

Engasgamento? Como agir e salvar vidas

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
O engasgamento pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer hora

O engasgamento pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer hora. Um pedaço de comida, objeto pequeno ou até mesmo líquido podem obstruir as vias respiratórias, levando a riscos graves como asfixia e morte. Saiba como agir rapidamente para salvar vidas.

O que fazer em caso de engasgamento?

Se uma pessoa estiver engasgada, é fundamental agir imediatamente. Os sinais de uma pessoa engasgada incluem incapacidade de falar, tosse fraca ou ausente, dificuldades para respirar e, em casos mais graves, coloração azulada dos lábios e extremidades.

O primeiro passo a se fazer é tentar com que a vítima comece a tossir. Se isso não funcionar para obstruir as vias artérias, deve-se aplicar a manobra de Heimlich.

O que é manobra de Heimlich?

A manobra consiste em compressões abdominais que aumentam a pressão interna e expulsam o objeto preso na traqueia.

Em adultos e crianças maiores de 1 ano:

Em bebês menores de 1 ano:

O que fazer até o socorro chegar?

 Até a chegada do serviço de emergência, quem estiver perto da pessoa deve manter a calma e agir rapidamente. Se a vítima estiver consciente, deve-se encorajá-la a tossir. Caso não consiga respirar, a Manobra de Heimlich deve ser aplicada de imediato.

 Caso a vítima perca a consciência, é necessário iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP) e acionar o serviço de emergência (SAMU - 192 ou Bombeiros - 193) o mais rápido possível.

 Saber como agir diante de um engasgamento pode ser a diferença entre a vida e a morte. Treinamentos básicos em primeiros socorros são fundamentais para que mais pessoas estejam preparadas para lidar com emergências e salvar vidas no dia a dia.