24 de dezembro de 2025
POLÍCIA MILITAR

Operação Carnaval da PM: 50 presos e 12 armas apreendidas no Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / PM
Polícia Militar em patrulhamento na cidade de São Luiz do Paraitinga

A Operação Carnaval 2025 da Polícia Militar terminou com 50 pessoas presas, 12 armas apreendidas e mais de 150 quilos de drogas tiradas das ruas no Vale do Paraíba.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com balanço final da operação, divulgado nesta quarta-feira (5), a Polícia Militar realizou 37 prisões em flagrante e capturou 13 condenados que estavam foragidos. Foram apreendidas 12 armas e 150,235 kg de drogas, além de três veículos recuperados.

A Polícia Militar registrou um aumento na demanda por atendimentos emergenciais, com 21.764 chamadas ao telefone 190, um crescimento de 12,4% em relação ao Carnaval de 2024. O total de ocorrências cadastradas foi de aproximadamente 6.400 no período.

Mais de 3.000 policiais militares foram mobilizados na região, com o suporte de 350 viaturas, incluindo o helicóptero Águia. O objetivo foi “garantir a presença ostensiva das forças de segurança nos principais pontos de aglomeração”, informou a PM.

“Todo efetivo empregado recebeu treinamento específico abrangendo temas como uso escalonado da força, arma de incapacitação neuromuscular, gestão de multidões, conhecimento do teatro de operações e consciência situacional”, completou a corporação.

Eventos de Carnaval.

A região contou com aproximadamente 100 eventos carnavalescos, incluindo blocos de rua e shows, atraindo um público estimado em 2,5 milhões de foliões.

As maiores concentrações foram registradas no Litoral Norte, São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá e São José dos Campos.

No entanto, todas as 39 cidades da região promoveram festividades com o apoio da Polícia Militar.

A Operação Carnaval ocorreu entre 28 de fevereiro e 5 de março para garantir a segurança nos 39 municípios da RMVale durante o Carnaval. “A ação proporcionou tranquilidade aos foliões, preveniu crimes e assegurou a ordem pública durante as festividades”, disse a PM.

A operação foi realizada de forma integrada com diversas forças de segurança, contando com o apoio de unidades especializadas da PM, como o 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a Base de Aviação de São José dos Campos, a Polícia Rodoviária Estadual, a Polícia Ambiental e a Escola Superior de Soldados.

As modalidades de policiamento incluíram patrulhamento a pé, Radiopatrulha, Rocam, Força Tática, Baep, Canil, Cavalaria, Comando de Aviação, Corpo de Bombeiros, Policiamento Rodoviário, Policiamento Ambiental e Copom. Também foram utilizados drones para aprimorar as ações de inteligência.