23 de dezembro de 2025
ESPAÇO

Feito pelo Inpe, satélite Amazonia-1 completa 4 anos de operação

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / Inpe
Satélite Amazônia-1 durante montagem no Inpe

Primeiro satélite completamente desenvolvido no Brasil, o Amazônia-1 completa quatro anos de sua primeira passagem sobre o país nesta sexta-feira (28), às 9h.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Especialistas e dirigentes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) acompanharão o evento – com duração aproximada de 15 minutos - no Centro de Controle de Satélites do instituto, em São José dos Campos.

Segundo o Inpe, as imagens do Amazonia-1 são ideais para o monitoramento dos biomas, da agricultura em todo o território nacional, da região costeira, de reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, entre outras aplicações.

Além da importância das imagens, com o Amazonia-1 o Brasil conquistou a validação em voo da Plataforma Multimissão, projetada para uso em diferentes tipos de satélites na faixa de 700kg, com redução significativa de prazos e custos.

O satélite foi lançado no dia 28 de fevereiro de 2021, a partir do Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia.