A ponte sobre o rio Paraíba na rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo, em Pindamonhangaba, foi interditada na manhã desta quarta-feira (26) em virtude da localização de um artefato explosivo. Um homem fazia pesca no local com material imantado quando 'fisgou' o morteiro. O pescador acionou a Polícia Militar.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A PM isolou o local e foram acionados o Exército Brasileiro e o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) para inspecionar o artefato.
Em virtude do fato, o trânsito de veículos e a passagem de pedestres estão impedidas na ponte na manhã desta quarta-feira.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, coronel Paulo Henrique Lopes Carvalho, o isolamento da área está previsto dentro de normas operacionais internacionais para resguardar a vida das pessoas e o patrimônio.
Ainda segundo o secretário, o Gate, que é subordinado ao Comando de Policiamento de Choque em São Paulo, fará a retenção do material e explosão para fins de perícia.
“Eles fazem a contenção do local e, se for necessário, efetuam a explosão nas proximidades, sempre de forma segura. Depois coletam o material para fins de perícia. Este é um procedimento internacional padrão. A população pode ficar tranquila porque estamos monitorando a situação”, disse Carvalho.
A comandante da Polícia Militar em Pindamonhangaba, capitã Lucimeire Jerônimo, informou que “não se trata de uma bomba”.
“Foi localizado um morteiro no rio e ele será removido pelo Exército. Informo que não foi colocado na ponte. Esse morteiro foi localizado no rio, havendo a necessidade da remoção segura”, afirmou a policial.
Por segurança, o Exe?rcito informou que decidiu levar o artefato para a base militar, para realizar a explosa?o em a?rea militar com maior controle.