Faltando uma semana para o começo do Carnaval, muitos solteiros estão ansiosos para curtir a folia de várias formas, entre elas, beijando na boca.
Porém, a época sempre liga o alerta para as chamadas “doenças do beijo”, o que levou uma rede de clínicas odontológicas a iniciar uma campanha para orientar a população sobre como se prevenir.
A dentista Patrícia Carvalho, responsável técnica pela clínica Soorriso Mais Odontologia e Bem Estar, explicou que algumas doenças podem ser transmitidas pela saliva e, consequentemente, também pelo beijo.
“O simples ato de beijar na boca, ou compartilhar copos e talheres, pode transmitir diversas doenças. A saliva contém muitas bactérias e vírus que podem causar problemas de saúde. E muitas pessoas nem sequer sabem que têm essas doenças, pois, muitas vezes, o diagnóstico precisa ser feito com um equipamento específico para que ele seja feito corretamente”, afirmou a profissional em entrevista ao O Tempo.
Segundo ela, as pessoas tendem a procurar os médicos para fazer exames de prevenção, mas isso não ocorre da mesma forma quando se trata da saúde bucal.
“Na odontologia também é importante que se faça um check-up diagnóstico digital e, através de uma câmera específica, verificar não somente os dentes, mas os tecidos moles debaixo da língua, a bochecha, os lábios, justamente buscando identificar pequenas verrugas, pequenas lesões que muitas vezes passam despercebidas”, disse.
* Com informações do portal O Tempo