As cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Potim registram os maiores acumulados de chuva no estado de São Paulo nas últimas 12 horas, segundo informações da Defesa Civil do Estado.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), coletadas às 7h desta quinta-feira (6), a Defesa Civil montou o ranking das chuvas em São Paulo desde a noite de quarta-feira.
Aparecida aparece com três pontos com maiores acumulados: Ponte Alta (59mm), São Roque (41mm) e Itaguacu (29mm). Potim registrou 53mm e Guaratinguetá, no Parque Santa Luzia, anotou acumulado de 32mm.
Guaratinguetá ainda aparece com 20mm no Jardim Esperança e Aparecida com 15mm no São Francisco.
A Defesa Civil de Guaratinguetá informou que uma precipitação pluviométrica, acompanhada por rajadas de vento, atingiu a região causando alagamentos, queda de árvore e queda de telhado.
Os bairros afetados pelo alagamento foram Jardim Bela Vista, Beira Rio, Parque do Sol, porém, o escoamento da água foi rápido e não atingiu residências.
Uma queda de árvore foi registrada na rua Guaranis, no Pedregulho, e atingiu a estrutura do prédio da AME (Assistência Médica Especializada), causando danos que serão avaliados posteriormente. Outra árvore caiu na avenida Gustavo Molica, interditando o trânsito até a execução do seu corte e retirada.
Devido às rajadas de vento, a estrutura e o telhado do Estádio Municipal Dário Rodrigues Leite foi danificada.
Não houve relato de pessoas feridas, desalojadas ou desabrigadas. Equipes da Defesa Civil municipal seguem em campo realizando a limpeza das vias, auxiliando e monitorando os munícipes em áreas de risco.
A chuva também trouxe transtornos em São José dos Campos. A Defesa Civil informou que a chuva ocasionou deslizamentos de terra e queda de árvores.
Pela Via Oeste, no Jardim das Indústrias, houve o deslizamento de terra que afetou a base de um talude, atingindo os fundos de duas residências. Após vistoria da equipe da Defesa Civil, optou-se por interdição parcial dos dois imóveis.
Pelo bairro Sertãozinho, houve deslizamento de talude em via pública, equipes da prefeitura desobstruíram a passagem de transeuntes e realizaram a limpeza do local. Houve também queda de três árvores em via pública pela região central. Não houve relatos de vítimas, desabrigados ou desalojados.