15 de dezembro de 2025
BOMBOU NA INTERNET

‘Grávida de Taubaté’ vira vítima de falsos perfis na internet

Por Xandu Alves | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
A ‘Grávida de Taubaté’ em 2012 e Maria Verônica em 2025

Após reaparecer nas redes sociais nesta semana, a ‘Grávida de Taubaté’, cuja falsa gravidez de quadrigêmeas a tornou nacionalmente conhecida em 2012, denuncia ter sido vítima de perfis falsos nas redes sociais que tentam tirar vantagem da notoriedade dela.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Na tarde desta quinta-feira (23), quando OVALE noticiou que ela havia criado um perfil no Youtube para “contar a verdade” sobre a falsa gravidez, Maria Verônica Santos, 37 anos, tinha 418 seguidores em seu perfil no Instagram. Nesta sexta-feira (24), após ser notícia em todo o país, o número saltou para 12,2 mil. E continua crescendo.

O perfil ‘Maria D Verônica Oficial’ publicou um comunicado dizendo que é a única conta oficial da ‘Grávida de Taubaté’, que disse não querer mais ser conhecida dessa maneira, mas como Maria Verônica.

“A assessoria reforça que esta é a única conta oficial de Maria Verônica, todas as demais devem ser denunciadas. As contas que dizem serem reservas, secundárias ou algo do tipo são fakes e não têm ligação alguma com Maria Verônica. Denunciem”, diz a nota.

De volta.

Na última segunda-feira (20), Maria Verônica postou o primeiro vídeo no recém-criado canal no Youtube (acesse aqui), cujo lema é “O meu amor está crucificado”. Ela disse que postará semanalmente vídeos sobre a sua vida e conversão. Prometeu contar a sua versão da história da falsa ‘Grávida de Taubaté’, e o motivo de ter inventado a gestação.

“Vamos explicar e levar até vocês a minha história de conversão. Com este canal eu venho, com a graça de Deus, retomar a minha identidade. Ou seja, até então muitas pessoas me conhecem somente como a grávida de Taubaté e, a partir de hoje, quero que vocês me conheçam como Maria Verônica”, diz ela no vídeo.

No segundo capítulo da história, em vídeo de 5 minutos publicado na quarta-feira (22), ela conta trechos da sua história e fala um pouco da sua conversão.

“Em 20 de Janeiro de 2012, às 3h da manhã, enquanto a mídia fazia o sensacionalismo [sobre a falsa gravidez], um dos maiores sensacionalismos da minha vida, eu voltava para casa do pai às 3h da manhã, fazia a minha confissão e recebi a minha absolvição”, diz Maria Verônica.

Escândalo.

Em janeiro de 2012, a moradora de Taubaté tornou-se nacionalmente conhecida como a mulher que esperava quatro meninas e que precisava de ajuda financeira para sustentar a família.

Na época, a grávida participou de diversos programas de televisão, ganhou presentes, como enxoval e quarto mobiliado, e deixou todos surpresos e emocionados com o tamanho da barriga de gestação.

No entanto, o mundo de Maria Verônica desmoronou quando a farsa foi revelada. A Polícia Civil pediu um exame e um delegado afirmou que abriria um inquérito para investigar o caso.

Descobriu-se que a barriga era de silicone com enchimentos. Em depoimento, ela própria declarou que forjou a gestação porque teria problemas psicológicos e seu sonho seria ter uma filha.

Apoio.

Treze anos após o escândalo, Maria Verônica retoma a vida pública convertida à Igreja Católica e prometendo contar a verdade sobre a “Grávida de Taubaté’, que acabou virando meme nacional.

As postagens que ela fez no Instagram atraíram críticos, mas também muitas mensagens de apoio.

“Parabéns pela sua conversão, só Deus pode te julgar. Ele sabe o que se passou com você por este tempo todo. Não dê importância para comentários maldosos. Desativar os comentários te daria mais paz! Deus a abençoe sempre”, escreveu Alex Mayer.

Lauana Guerra comentou: “Parabéns pela coragem e por reconhecer seus erros. Desejo que Jesus, Maria e São José sejam seus guias, e que você encontre o perdão daqueles que enganou e que se aproveitou”.

Beatriz Schneider também deu seu apoio: “Parem de julgá-la, quem são vocês para isso? Antes de atacá-la pensem primeiro em seus erros. Ela errou, mais pela graça de Deus e intercessão da Virgem Santíssima, a quem Nosso Senhor nada nega, ela se converteu. Nada é impossível para Deus, nada! Estarei rezando por você minha linda, para que continue firme e sempre dócil com Nosso Senhor, até o último minuto de sua vida. Afinal ‘Ninguém em seu leito de morte, se arrependeu de ser católico’”.