Após nove horas de interdição total e o vazamento de aproximadamente 20 mil litros de combustível, a Rodovia Presidente Dutra foi liberada no trecho do Vale do Paraíba. O acidente ocorreu nesta quarta-feira (22) por volta das 9h, no km 125, sentido São Paulo, quando um caminhão bitrem, que transportava gasolina do Rio de Janeiro para Guarulhos, tombou na pista.
A liberação total da rodovia aconteceu às 17h50, mas o congestionamento chegou a atingir 12 quilômetros ao longo do dia, causando transtornos para os motoristas. Durante a operação de limpeza e remoção, o combustível remanescente nos compartimentos do caminhão-tanque foi transferido para outro veículo, enquanto as carrocerias foram retiradas por guincho e a pista foi devidamente limpa.
Segundo os Bombeiros, o caminhão transportava 42 mil litros de combustível, sendo que um dos compartimentos vazou completamente, liberando cerca de 18 mil litros, que atingiram um córrego afluente do Rio Paraíba do Sul. Outros 2 mil litros se misturaram à água utilizada para resfriar os tanques devido ao risco de explosão.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada e informou que, apesar do grande volume de combustível derramado, não houve contaminação no córrego localizado no bairro Nova Caçapava, afluente do Rio Paraíba. Técnicos da agência ambiental continuam monitorando a área e acompanhando a evolução do derramamento.
“Técnicos da Agência Ambiental de São José dos Campos, da Cetesb, acompanham desde cedo o tombamento de um caminhão bitrem transportando cerca de 45 mil litros de gasolina, que provocou o vazamento de 20 mil litros do produto de um dos tanques. Apesar do vazamento, não houve contaminação do córrego que corta o bairro Nova Caçapava. Os trabalhos de limpeza e remoção do produto continuam sendo realizados com o acompanhamento dos técnicos da Cetesb”, disse a Companhia.