Uma baleia-de-bryde foi flagrada na última semana perto da Ilha Anchieta, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O registro foi divulgado pelo fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com ele, a baleia do vídeo foi identificada pela primeira vez em 2020 e registrada com o nome de Guarani. “Muito bom encontrá-la por aqui novamente, bem de saúde e se alimentando", escreveu o fotógrafo em postagem nas redes sociais.
Rafael informou que as baleias-de-bryde, assim como as outras baleias filtradoras, são conhecidas como baleias verdadeiras, já que possuem cerdas na boca ao invés de dentes.
Chamadas de barbatanas, essas cerdas retêm peixes e outros pequenos animais quando a baleia abre sua boca e ingere grandes quantidades de água do mar.
Diferentemente das jubartes e francas, as brydes não realizam grandes migrações, permanecendo mais ou menos na mesma região o ano todo. Porém, no verão, elas costumam se aproximar mais da costa, acompanhando os cardumes de sardinha, manjuba e outros pequenos peixes, afirmou o fotógrafo.
A espécie pode chegar a 15,5 metros de comprimento, sendo, em geral, as fêmeas maiores do que os machos.