07 de janeiro de 2025
COMPRA DE MATERIAL

Com variações de preço, Procon dá dicas para material escolar

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Charles de Moura / PMSJC
Mães e pais devem pesquisar preços antes de fazer as compras

O ano novo mal começou e o consumidor já tem pela frente compromissos financeiros que merecem atenção especial. Entre eles a compra do material escolar, mesmo considerando que as escolas ainda estão em período de férias. Neste caso, o Procon de São José tem dicas para a volta às aulas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Com a lista em mãos, o consumidor precisa ficar atento a alguns detalhes, como: a escola não pode pedir material de uso coletivo, higiene e limpeza; incluir taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e cópia; indicar marcas específicas de produtos e determinar onde comprar.

Antes de ir às compras, o consumidor também deve conferir se todos os itens da lista são realmente necessários; pesquisar os preços em diferentes lojas (físicas e virtuais); verificar se há descontos para pagamento à vista; ficar atento às publicidades veiculadas pelos fornecedores, entre outros cuidados.

Outra boa dica é de pais e mães juntarem-se em grupos de compra e negociarem descontos com os lojistas, em razão de compras mais volumosas.

No caso de reclamações, o consumidor tem prazo de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Nas compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de se arrepender no prazo de sete dias.

Fiscalização.

Ainda neste mês, o Procon vai realizar uma ação específica de fiscalização junto às lojas físicas e virtuais (internet), visando identificar questões como: mercadorias sem preços, falta de informações sobre as condições de pagamento, produtos sem informações adequadas e outros itens.

Esta ação vai acontecer antes do final de janeiro e será realizada por fiscais do órgão em São José, que irão percorrer os principais pontos de comercialização da cidade. O período e horário ainda estão sendo definidos.