07 de janeiro de 2025
DENGUE

Arrastões da dengue em Piracicaba continuam neste fim de semana

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ações começam às 8h

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (4) o arrastão e mutirão da dengue nos bairros Bosques do Lenheiro e Gilda. A ação, coordenada pelo PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), tem apoio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e Guarda Civil Municipal e começa às 8h. Das 8h às 12h será realizado o mutirão da dengue, nos bairros Bosques dos Lenheiros, Gilda e Santa Rosa. O arrastão acontecerá das 8h às 14h, nos bairros Santa Rosa I, II e III, com ponto de encontro no PSF Santa Rosa, na rua José Jacyr Moretti, 270.

Saiba mais

Ações de combate ao aedes continuam nos corredores comerciais do município até 11 de janeiro, sempre aos sábados, das 8h às 12h, com informação e conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti em locais de elevada circulação de pessoas, inclusive com apoio de carro de som. No sábado, os agentes passarão pela avenida Carlos Botelho (ida e volta).

De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Sergio José Dias Pacheco Júnior, é importante toda a população aderir à parte preventiva e a população elegível à vacina, receber o imunizante. Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Vacinação

A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 1 de janeiro a 27 de dezembro de 2024 – em dados provisórios – foram 65.593 notificações para a dengue com 29.441 casos positivos e 16 óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2023, foram 15.373 notificações, 3.107 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 8.566 notificações, 1.443 confirmações e um óbito.