Faltar com a verdade representa falha moral e pode servir como "porta de entrada" para problemas ainda maiores. As escorregadas na verdade são formas de minar o patrimônio moral do ser. Toda mentira deve ser combatida, pois, não é possível uma vida com retidão sem a devida verdade. Apesar das dificuldades que podem gerar no dia-a-dia, é preciso educar-se para o alto, para os valores sublimes de Deus.
O que configura nobre missão de todos. Agir de forma interesseira e rasteira para agradar o ego, muitas vezes apenas representa o complexo de inferioridade que o indivíduo carrega consigo mesmo.
Sair da imaturidade e se desvencilhar de velhos traumas e áreas de abandono representa momento importante de enfrentamento pessoal e superação. Somente com o avanço do indivíduo sobre suas agruras é possível o aparecimento do ser integral.
Quem se liberta de traumas antigos consegue terminar a reforma íntima, o aprimoramento para voos mais altos. Somente com a cura do passado o futuro brilha com mais potência e força. Neste sentido, resultados e competências internas se complementam. Um reforça o outro.
Conquistas reforçam as competências e estas, aquelas. É o progresso do ser através de seus esforços e lutas internas. Nada mais natural do que, de modo gradativo, há a organização e o domínio interno para expressar-se no exterior.
Quem se mantém firme e confiante em si sabe de suas responsabilidades para a expressão de seu potencial.
O que permite transcender seus limites e ir além das aparências para ganhar o infinito amor de Deus.
O autor é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp