07 de janeiro de 2025
NOVO MANDATO

Empossada para 2.º mandato, Suéllen fala em consolidar obras

Por Tisa Moraes |
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian
Suéllen e seu vice, Orlando Costa Dias, na Câmara

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) e o vice-prefeito Orlando Costa Dias (PP), assim como os 21 vereadores eleitos em 6 de outubro do ano passado, foram empossados, na noite desta quarta-feira (1), na Câmara Municipal. Todos terão mandato pelos próximos quatro anos em Bauru, até o final de 2028. No discurso de posse, a nova chefe do Executivo agradeceu a Deus e à família, em especial aos pais. "Trabalhar por uma Bauru próspera, justa e acolhedora" foi a frase usada por ela para definir seu novo mandato.

Conforme havia declarado na edição desta quarta-feira (1) do JC e do JCNET, a prefeita cravou que seu segundo mandato será de consolidação de projetos estruturantes que estão em aberto. Também destacou que pretende manter boa relação com a Câmara Municipal. Suéllen agradeceu pelos mais de 90 mil (94.314) votos que recebeu nas eleições. Ela ainda enalteceu a parceria com o vice Orlando Costa Dias. Após a cerimônia na Câmara, Suéllen e Orlando foram para a Prefeitura de Bauru, na Praça das Cerejeiras, para assinar o livro de posse. 

A sessão solene foi comandada pela vereadora Estela Almagro (PT), que foi a parlamentar mais votada na eleição de outubro (7.586 votos), e teve como secretários nesta sessão os vereadores Júlio Cesar (PP) e Pastor Bira (Podemos).

Em seu discurso, Estela destacou "...o marco histórico de que pela primeira vez dos 128 anos de Emancipação Política do município, uma mulher, eu, ter sido a mais votada entre todos
os candidatos eleitos ou não, com 7.586 votos, o que eu aproveito a oportunidade pra mais uma vez agradecer o apoio e a confiança daqueles que me colocaram neste lugar da história". Lembrou elogiosamente que a ex-vereadora Majô Jandreice foi a primeira mulher eleita para a Câmara na história de Bauru.

Em uma fala bem politizada, a vereadora citou Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Getúlio Vargas, Marielle Franco e Nelson Mandela, entre outros para falar de momentos marcantes da história política e social e dar a dimensão a um discurso que ela descartou ser meramente protocolar por se tratar da posse. Destacou a luta dos negros e das mulheres pelas causas emancipatórias, sociais e políticas. 

"Desta forma, recebo a ilustre prefeita Suéllen Rosim, que logrou êxito em sua reeleição, com o sentimento da mais republicana cordialidade e desejo de que possamos dialogar com vistas ao maior interesse público desta cidade", afirmou Estela sobre as relações entre os poderes Executivo e Legislativo. "Precisamos ter uma relação democrática e fiscalizadora com a chefe do Poder Executivo, abrirmo-nos para a sociedade organizada, ajudarmos a organizar a parte da sociedade que ainda não está estruturada, garantir a transparência, o acesso da imprensa e o controle social", finalizou.