07 de janeiro de 2025
XADREZ POLÍTICO

Sem PSDB e PT, nova política do Vale tem liderança do PL e PSD

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC
Maior cidade do Vale, São José continuará governada pelo PSD, com a reeleição de Anderson Farias

Depois de vencer em 15 cidades na eleição anterior, o PSDB não conseguiu eleger nenhum prefeito neste ano no Vale do Paraíba. Outra força política anterior, o PT continua sem nenhum mandatário eleito na região.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Com isso, o xadrez político do Vale tem liderança de PL e PSD. Os novos mandatários tomaram posse nesta quarta-feira (1º), em suas respectivas cidades.

Os partidos PL e PSD foram os grandes vencedores das eleições para prefeito no Vale. O Partido Liberal venceu em 17 cidades e superou o PSDB em 2020, que conquistou 15 prefeituras naquela eleição.

O PSD superou os adversários em 10 cidades e fez a mesma quantidade de cidades que havia feito o PL na eleição anterior.

Os dois partidos disputaram o segundo turno em São José dos Campos, com vitória do prefeito Anderson Farias (PSD) sobre o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PL).

Entre as maiores cidades conquistadas pelo PL, estão Jacareí, Pindamonhangaba e Ubatuba. O PSD vai governar São José e municípios como Caraguatatuba, Guaratinguetá e Lorena. Juntas, as duas legendas venceram em 27 cidades da região.

O Republicanos é a terceira força com quatro cidades conquistadas, como Campos do Jordão e São Sebastião. Os demais partidos que conquistaram prefeituras na região foram MDB (2 cidades), PP (2), Avante (1), Podemos (1) e Novo (1), com a vitória de Sérgio Victor em Taubaté, contra Ortiz Junior (então no Republicanos e atualmente sem partido), no segundo turno.