A Defesa Civil do Estado alerta para a previsão de chuvas intensas durante o período natalino, entre terça-feira (24) e sexta (27), com maior incidência nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul e também na capital e Região Metropolitana de São Paulo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A combinação de altas temperaturas e umidade pode gerar pancadas de chuva isoladas e até temporais, especialmente nas áreas próximas a Minas Gerais e na faixa leste do estado.
Na terça e quarta-feira, o tempo deve ser de Sol com nuvens, favorecendo o aumento das temperaturas e sensação de calor, segundo o órgão. Contudo, as condições climáticas podem se transformar rapidamente, com a previsão de chuvas isoladas, sem grandes acumulados.
Já na quinta-feira (26), a chegada de uma frente fria e um corredor de umidade proveniente da Amazônia deverão causar chuvas mais fortes, seguidas de raios e rajadas de vento em todo o estado.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para áreas já afetadas por chuvas recentes, onde o solo está encharcado. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra aumenta, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade, como áreas de encostas.
Embora temporais no estado de São Paulo costumem ser rápidos, eles apresentam grande intensidade e riscos significativos, como alagamentos e formação de enxurradas. Em locais urbanos, a chuva intensa pode gerar áreas alagadas, comprometendo o trânsito e a segurança. Já no Litoral, a recomendação é que os banhistas deixem a praia ao sinal de mau tempo, uma vez que os raios podem cair antes da chuva.
Os moradores de áreas de risco, como encostas e terrenos inclinados, devem estar atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras nas paredes, árvores inclinadas ou água lamacenta descendo do morro. Caso observem esses sinais, a Defesa Civil orienta que se desloquem imediatamente para um local seguro e acionem os serviços de emergência.
A Defesa Civil também destacou que, antes dos temporais, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) enviará alertas para a população através de mensagens SMS. Para se cadastrar, basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. A medida visa garantir que os cidadãos estejam informados e preparados para as condições meteorológicas adversas.
Evite transitar por áreas alagadas, pois até 30 cm de água podem arrastar um veículo.
Procure abrigo em edificação segura durante a tempestade.
Não fique em áreas de risco, como encostas e terrenos inclinados.
Ao sinal de mau tempo, deixe praias e áreas abertas imediatamente.
Fique atento aos alertas da Defesa Civil através do SMS 40199.