07 de janeiro de 2025
MÚSICA

Após tragédia com Fox, tutora se lança como cantora pop em S.José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Sofia Albuquerque, a Sakura

Após a tragédia com o cãozinho Fox, que morreu em São José dos Campos em decorrência de um ataque de um Bull Terrier, em outubro de 2023, a tutora Sofia Albuquerque divulgou nas plataformas digitais a primeira música de um futuro disco que pretende lançar em 2025.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Adotando o nome artístico de Sakura, Sofia pretende impulsionar a carreira de cantora pop-romântica com o lançamento da canção “Não Jogue Ideia”, divulgada nas plataformas na última sexta-feira (20).

Trata-se da primeira faixa do futuro álbum de estreia, intitulado “Amor Vermelho”, que, segundo a cantora, “resgata a doçura da paixão e a serenidade da esperança em tempos de desapego emocional e incredulidade generalizada”.

“Rosa é a cor do amor. Vermelho é a cor da paixão. Mas eu tenho o amor vermelho. Porque o meu amor é apaixonado”, explicou a cantora.

Ela disse que o álbum ainda não tem data de lançamento, mas já tem definido a lista de faixas, que estão em fase final de composição.

Música.

“Não Jogue Ideia” tem produção de Nikão, baterista da banda Colina, e direção musical de Mauá Martins, fundador da escola Sol Maior. A canção conta com os vocais de apoio de Marcelo Liborni, que já trabalhou com artistas como Anitta e Andrea Boccelli.

Se posicionando como artista solo e independente, Sofia disse que escreve canções de pop romântico desde os 12 anos de idade, mas que agora debuta no mercado fonográfico aos 25 anos.

“Já fiz uma apresentação no Jazz Restô e Burguer no início do mês, para apresentar ‘Não Jogue Ideia’ antes do lançamento em um evento da Sol Maior. Pretendo fazer shows, sim, em 2025, apresentando novas músicas autorais”, afirmou.

Carreira.

Com mais de 175 mil seguidores nas redes sociais, Sofia nasceu em Cajazeiras (PB) e veio morar em São José dos Campos ainda criança. Ela decidiu que queria ser cantora aos cinco anos de idade, quando ouviu Kelly Key tocar no rádio do poste que tinha em frente à casa da sua avó.

Aos seis anos, mudou-se para São José e fez um acordo com sua mãe: “primeiro o plano B (profissão tradicional) e depois o plano A (música)”.

Aos 12 anos, depois de assistir Sophia Abrahão em Rebeldes, começou a escrever músicas em inglês. Aos 14 anos, começou a escrever músicas em português, que hoje se unem para compor o futuro álbum “Amor Vermelho”.

Graduou-se em enfermagem, publicou livros digitais educativos, publicou artigo científico em congresso e revista de saúde e concluiu duas especializações, e agora se lança na carreira artística.

Fox.

No final do ano passado, após a tragédia com o cãozinho Fox, Sofia liderou um movimento que pediu recrudescimento das leis contra tutores de animais violentos, lançando um abaixo-assinado pela Lei Fox.

“A Lei Fox arrecadou mais de 200 mil assinaturas e está tramitando no corpo legislativo”, disse Sofia.

Ela falou a OVALE sobre a retomada da vida após a morte de Fox. “Todo o caso Fox foi muito traumático para nós. Desde o óbito estamos sob tratamento psicológico e psiquiátrico. Nós amamos os animais, já tínhamos outros pets antes da tragédia, e continuamos a receber novos em nossa família”, disse.

No começo de agosto deste ano, a Justiça condenou Umberto Vieira Ghilarducci, 43 anos, tutor do Bull Terrier que atacou Fox em São José, a 13 dias de prisão simples em regime aberto. Ele também foi condenado a pagar R$ 10 mil a título de dano moral.

Sofia disse que recebeu a notícia da sentença pela advogada Raquel Marcondes, que representa a família. “Pouco é melhor que nada”, afirmou sobre a pena.

Ela confirmou que a família mudou de endereço após o ataque ao Fox. “Nós mudamos de endereço enquanto o réu ainda estava foragido, por motivos de segurança”.

Enfermeira de formação, Sofia disse que o perfil do Fox nas redes sociais, que serviu para promover a campanha, “foi desmanchado depois que realizamos as passeatas”.

“Existem pessoas ruins no mundo e isso nunca vai mudar, precisamos aprender a lidar com isso, e acima de tudo, nos unir como sociedade para buscar a justiça e o bem coletivo”, completou.

Clique aqui e veja o clipe da música “Não Jogue Ideia”, de Sakura