21 de dezembro de 2024
ESTADO EMPREENDEDOR

Recordista, São Paulo abriu quase mil negócios por dia em 2024

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Sebrae SP
No acumulado dos dois anos, São Paulo ultrapassou a marca de 647 mil novos negócios.

O estado de São Paulo alcançou, em 2024, um recorde na criação de empresas. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram abertas mais de 340 mil empresas entre janeiro e novembro, um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2023, que contabilizou pouco mais de 307 mil novas empresas.

Leia também: SP registra aumento de 30% em abertura de empresas de TI

No acumulado dos dois anos, São Paulo ultrapassou a marca de 647 mil novos negócios, com uma média de cerca de mil registros diários. Esse resultado mantém o estado como líder no empreendedorismo nacional.

O crescimento é atribuído a esforços do governo estadual para simplificar a abertura de empresas e fortalecer a parceria com o setor privado. Iniciativas como a linha de crédito Desenvolve Mulher, que apoia empreendedoras, têm facilitado a realização de projetos.

Saldo positivo e setores em destaque

Entre janeiro e novembro de 2024, o saldo líquido de empresas — diferença entre aberturas e fechamentos — foi de 205 mil, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os setores que mais contribuíram para o crescimento foram comércio e reparação de veículos (24,85%), serviços administrativos (13,46%), atividades científicas e técnicas (12,33%), saúde (9,64%), comunicação (7,32%) e construção civil (5,81%). Esses números não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Média mensal consistente

A maioria dos meses de 2024 registrou mais de 30 mil empresas abertas, com destaque para outubro, que somou 35.406 novos negócios — a maior marca mensal já registrada.

Economia fortalecida e políticas públicas
São Paulo encerra 2024 com mais de 6 milhões de empresas ativas, quase três vezes mais que o segundo colocado no ranking nacional. Segundo Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, o estado atrai empreendedores por sua infraestrutura, grande mercado consumidor e ambiente favorável.

Além disso, ações como a modernização da máquina pública e a desestatização da Sabesp têm gerado investimentos recordes em áreas como saúde, educação, transporte e habitação, ampliando as oportunidades de negócios e o desenvolvimento econômico.