A cidade de Jundiaí completa 368 anos agora em dezembro e o Colégio Divino Salvador faz parte da história do município. 2024 é um ano especial para os salvatorianos pois, há exatos 70 anos, a primeira unidade do Colégio foi criada e depois disso, veio a chegada de mais uma unidade na cidade de Itu e agora, em Cabreúva. O Colégio é conhecido pela proposta de acolhimento das crianças que chegam de outras escolas ou aquelas que estão indo para a unidade escolar pela primeira vez. Com princípios de convivência pautados em uma proposta pedagógica e educação humanística salvatoriana, o Divino enfatiza os saberes coletivos e sinaliza às crianças e aos jovens os valores do conhecimento, do bem e da ética na construção de uma sociedade passível de respeito e de convivência sustentável.
Lições aos pés da Cruz
Para celebrar esse importante momento foi lançado recentemente o livro “Lições aos pés da Cruz”. A obra do escritor e jornalista, Carlos Santiago, levou 18 meses para ser concluída. Foram inúmeras entrevistas, consultas e pesquisas em acervos. “O livro é uma compilação de ‘causos’ e histórias que são contadas não necessariamente em ordem cronológica, e que reúnem toda a riqueza destas sete décadas do Colégio. Começamos com a evolução da Vila Arens e de Jundiaí como pano de fundo”, comenta Santiago.
“Nesses quase 70 anos, o Divino formou dezenas de milhares de alunos que hoje ajudam a construir a cidade. Fazemos parte da história de Jundiaí e nada melhor que eternizar grandes momentos vividos no colégio”, comemora o diretor geral do colégio, SDS, Jair Carlesso.
A história
Inaugurado em 1 de março de 1954, com a administração dos Padres Salvatorianos, o Colégio Divino Salvador tem como missão e visão a formação dos estudantes sob princípios cristãos, com cidadania, conhecimento e acolhimento.
O Colégio, que começou com pouco mais de 50 alunos e duas classes, hoje tem quase dois mil alunos em mais de 110 classes em duas unidades – em Jundiaí e em Itu. E a terceira unidade que foi entregue no último dia 15 de fevereiro, no distrito do Jacaré, em Cabreúva.
Cerca de 20 mil pessoas fazem parte da história do Colégio Divino Salvador – uma história que pode ser contada em diversas etapas. A primeira etapa, entre 1925 e 1953, que abrigou um Seminário; depois, numa segunda fase, a partir de 1954, com a criação do colégio propriamente dito, em paralelo com o Seminário. Mais tarde, entre os anos de 1962 e 1972, sob diversos diretores, veio a consolidação do Colégio, a adaptação a uma nova Lei de Ensino, até os dias atuais.
Certo é que, em cada uma dessas etapas, o Colégio Divino Salvador sempre teve os ideais preconizados por Padre Jordan, fundador da Ordem Salvatoriana, como os pilares para a formação humana e religiosa dos alunos, valores que se somam à educação de qualidade e acolhimento, como a marca do Divino Salvador.