Manhã de sábado, dia 6 de dezembro de 2014, por volta das 6h30. Meu telefone celular corporativo, que ficava comigo, toca. Ainda na cama, despertando, atendo e é o então supervisor do São José Futebol Feminino, Gustavo Assad, do outro lado da linha e do outro lado do mundo: “fomos campeões”.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Ainda fora da redação, já só entraria a tarde no plantão do jornal OVALE, corri, peguei meu notebook, liguei e, rapidamente, escrevi um texto e postei no site, que na época já era muito ativo na internet. Fomos um dos primeiros, senão o primeiro, a postar a matéria de que o São José havia ganho do Arsenal Ladies por 2 a 0 e conquistado o título mundial de clubes no futebol feminino.
Naquele campeonato, nenhuma emissora de TV transmitiu ao vivo e ainda não havia streaming e nem o hábito de transmissão via YouTube. Assim, o telefone foi o único meio de comunicação para falar sobre a vitória. Posteriormente, no email, chegaram as fotos do jogo, enviadas pelo fotógrafo Mengo do Japão, que cobria a competição por lá.
Ainda naquele sábado, tivemos que correr para fechar a edição impressa do jornal, com um material especial do título inédito. E, claro, esse material recheado virou manchete e capa da edição do final de semana.
O jogo final acontece no estádio Nishigaoka, em Tóquio, há exatos dez anos e os gols do título foram de Rosana e Giovânia. Antes, as Meninas da Águia eliminaram o Urawa Reds Ladies, vencendo por 1 a 0.
O São José chegou ao Mundial após ganhar a Copa Libertadores da América Feminina em 2014, sobre o Caracas, da Venezuela. Aliás, aquele foi o terceiro título joseense, já que havia ganho em 2011 e em 2013, mas não tinha Mundial.
Foram realizadas três edições do Mundial, que não era organizado pela FIFA. Na primeira, em 2012, participaram quatro clubes: Lyon (França), Canberra (Austrália), Kobe Leonessa (Japão) e NTV Beleza (Japão). Em 2013, foram 5 times, tendo o Colo Colo (Chile) como representante da América do Sul e Chelsea (Inglaterra) pela Europa.