27 de dezembro de 2024
COMPLETARÁ 75 ANOS

Aposentadoria compulsória: ex-prefeito de São José deixa o TCE

Por Sessão Extra | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/TCE
Robson Marinho foi prefeito de São José entre 1983 e 1986

Despedida
Ex-prefeito de São José dos Campos, Robson Marinho participou nessa quarta-feira (4) de sua última sessão como conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Aposentadoria
Prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória, Marinho deixará o TCE.

Afastamento
Marinho ingressou como conselheiro do TCE em 1997, mas ficou afastado do cargo por mais de sete anos durante investigação de corrupção no âmbito da Justiça Federal e do Tribunal de Justiça.

Investigação
Marinho, que também é ex-deputado estadual e federal, era investigado por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em esquema de recebimento de propinas da multinacional francesa Alstom, entre 1998 e 2005. Em dezembro de 2021, no entanto, a Justiça decretou a extinção da punibilidade dos crimes, por prescrição de idade.

Caso Alstom
Segundo o MPF (Ministério Público Federal), Marinho, que é um dos fundadores do PSDB, teria beneficiado a Alstom em um contrato para vender subestações de energia por US$ 50 milhões, em 1998. Em 2013, em uma conta em nome de uma firma offshore cuja propriedade foi atribuída a Marinho foram encontrados US$ 3 milhões. O conselheiro sempre negou ser o dono da offshore e do dinheiro.