27 de dezembro de 2024
BRASILEIRO 2024

Palmeiras vira contra Cruzeiro no fim e alimenta esperança de tri

da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Cesar Greco/Palmeiras
Estêvão marcou gol de falta aos 45 minutos do segundo tempo

Ficou para a última rodada a definição do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, na noite de quarta-feira (4), em Belo Horizonte, com um gol de falta de Estêvão aos 45 minutos do segundo tempo, e alimentou a esperança de ultrapassar o hoje líder Botafogo, que bateu o Internacional por 1 a 0, em Porto Alegre.

A tabela agora aponta a formação alvinegra com 76 pontos, contra 73 da alviverde. Em um eventual empate na pontuação, o título ficaria com o time da zona oeste paulistana, que teria uma vitória a mais.

Para levantar o troféu, porém, o Palmeiras terá de contar com a ajuda do rival São Paulo, que já não briga por nada na competição (terminará em sexto lugar, de qualquer maneira) e visitará o Botafogo no domingo (8). O atual vice-líder jogará em casa, contra o Fluminense.

O cenário para a troca na primeira colocação é só um, com vitória do Palmeiras e derrota do Botafogo na jornada derradeira. Qualquer outra combinação dará a taça à agremiação de General Severiano.

Nesta quarta, o Palmeiras enfrentou o Cruzeiro sem público no Mineirão ?por razões de segurança, após a morte de um cruzeirense em emboscada de palmeirenses. Teve uma porção de chances no primeiro tempo, que terminou sem gols.

Na etapa final, a formação celeste saiu na frente, aos seis minutos, em jogada de Marlon concluída com categoria por Matheus Pereira. O time alviverde reagiu rapidamente e empatou aos 16, após passe de Richard Ríos e conclusão de Maurício, desviada na defesa.

O placar permaneceu empatado até os instantes finais, quando Estêvao partiu para cima da marcação e conseguiu falta no combate de Lucas Silva. O próprio garoto de 18 anos fez excelente cobrança, no ângulo esquerdo de Cássio, aos 45.

O campeonato, portanto, não acabou, mas o Botafogo ficou ainda mais perto do título com seu triunfo sobre o Internacional no Beira-Rio. O placar foi definido ainda no início da partida, após jogada de escanteio que chegou aos pés de Savarino, na meia-lua, aos cinco minutos. De primeira, com a bola no alto, o venezuelano acertou belo chute.

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Marlon; Ramiro, Lucas Silva, Japa (Peralta) e Matheus Pereira (Vitinho); Gabriel Veron (Kenji) e Lautaro (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.

Palmeiras: Weverton; Giay (Mayke), Murilo, Vitor Reis e Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Richard Ríos e Raphael Veiga (Lázaro); Felipe Anderson (Maurício), Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Cartões amarelos: Anderson, Marlon e Zé Ivaldo (CRU); Vitor Reis (PAL)
Gols: Matheus Pereira (CRU), aos 6 minutos do 2º tempo; Maurício (PAL), aos 15 minutos do 2º tempo, e Estêvão (PAL), aos 44 minutos do 2º tempo